domingo, 8 de julho de 2012

A Marca Do Zorro


Pra quem não sabe Zorro é um dos meus heróis preferidos (sim, podem achar estranho e dar risada) , na verdade eu cresci vendo Zorro, minha mãe sempre gostou da história e tinha alguns episódios de um das séries sobre o Zorro que já foram produzidas ao longos do anos, e depois veio o Zorro mais recente com o Antonio Banderas que por sinal é o ator preferido da minha mãe e como ele sempre foi fã do Zorro deve ter até soltado fogos quando descobriu que o Antonio Banderas ia interpretar o Zorro (tá parei...).
O Zorro é um personagem antigo, foi criado em 1919 pelo escritor norte-americano Johnston McCulley . Zorro é apresentado pelo alter-ego de Don Diego De La Vega um membro de Aristocracia Californiana (na época em que a região era Colônia da Espaha ) e que se acovarda diante de situações perigosas.
Depois de um longo período na Europa Diego e passa a lutar pelos fracos e oprimidos, usando uma máscara e um capa negra e empunhando uma espada e cavalgando sob seu cavalo Tornado , passou a ser conhecido como Zorro porque os movimentos e sua sagacidade lembravam uma raposa ( que é zorro em espanhol) e daí pra frente ele adota o nome dado pela população e sempre antes de ir embora marca um Z com sua espada nas paredes e nas roupas de seus inimigos pra mostrar que esteve ali!
O Zorro como eu já mencionei já teve várias adaptações em quadrinhos e musicais, até chegar na TV e no Cinema.
O primeiro filme sobre o herói foi feito em 1920 e tinha o mesmo nome do título do post "A Marca Do Zorro" , mas o que fez o sucesso mesmo segundo a minha mãe foi "A Marca do Zorro" de 1940 com o ator Tyrone Power e Linda Darnell como Lolita Quintero.
Como existe muitos Zorros e o post ficaria enorme se eu fosse falar de todos, vou falar dos que pra mim foram os mais marcantes, por exemplo a série que eu assistia quando era pequena (minha mãe tinha gravado tá gente...) foi produzida entre 1990 a 1993 (caramba, pararam um ano antes de eu nascer , chatos) tinha o nome de The New World Zorro que também era conhecida como Zorro 1990, mais aqui era só Zorro ( não sei porque brasileiro tem mania de mudar o nome das coisas , podia ter colocado o nome certo né " O Novo Mndo De Zorro" ou algo assim e evitaria a confusão, eu risquei um 7 pra achar coisas sobre a série, porque pra mim era só Zorro, depois que fui descobrir que tinha outro nome....u.u ) e o Don Diego De La Vega era interpretado por Duncan Regehr e a Senhorita Victoria Escalante era interpretada por Patricie Martinez e tinha também um personagem muito legal o Felipe que era interpretado por Juan Diego Botto , ele era como um aliado do Zorro apesar de ser mudo.
Essa série teve 88 episódios produzidos, 10 a mais que a primeira série feita sobre o Zorro em 1957 produzida pela Disney (tá loco viu, tudo eles) e essa eu também assistia , passava em alguma emissora aberta, e não muito tempo atrás passou no extinto Jetix que é um canal Disney também. Nessa série Guy Williams interpretava Zorro/Don Diego e ele tinha também uma amigo mudo que se chamava Bernardo , nessa história a mocinha da história era Anna Maria Verdugo interpretada por Jolene Brand, mas ela não era muito frequente na série.
Nesse série o que mais marcou pra mim foi a abertura, sério, muito legal eu amava ver, minha mãe tinha gravado só a abertura eu voltava várias vezes pra ouvir a músiquinha de abertura e procurando pelo youtube eu achei a abertura e dublada! Que era a que eu sempre via.

" Por onde passar a justiça fará
  deixando a marca do Zorro.. ♪"

E também não dá pra esquecer o Sargento Garcia (mito) sempre ganhava um Z na roupa de presente ( aushaushauhsa coitado....) 
E teve também um Zorro em forma de novela (colombiana) que chamava Zorro : A Espada e a Rosa que foi exibida pela Record em 2007 e tinha Christian Meier como Zorro e Marlene Favela como Esmeralda.
Apesar de ter sido recente, eu me lembro muito pouco dessa novela, só lembro da música mesmo, Amor Gitano interpretada por Beyoncé e Alejandro Fernández:
E agora os filmes mais recentes com Antonio Bandeiras e Catherine Zeta-Jones que é a Máscara do Zorro que tem uma história um pouco diferente, nesse filme o Zorro o Don Diego é interpretado por Anthony Hopkins e a mocinha tradicional seria Esperança interpretada Julieta Rosen, só que Espeança foi morta e Don Diego levado preso por Don Rafael o tirano inimigo de Zorro, e a filha de Don Diego, Helena essa sim interpretado por Catherine Zeta-Jones foi levada pra ser criada como filha de Don Rafael, 20 anos se passam e Don Diego foge com o objetivo de se vingar e recuperar a filha e aí ele encontra Alejandro Murrieta que aí sim é o Antonio Banderas que quer vingar a morte do irmão e aí ele é treinado por Don Diego para ser o novo Zorro vingando assim seu irmão e protegendo o povo. E depois teve a sequência com o nome de A Lenda Do Zorro.

E aí estão os Zorro's citados no post:
Tyrone Power

Guy Williams

Duncan Regehr

Christian Meier

Anthony Hopkins

Antonio Banderas


Gente, falar de Zorro vicia e se deixar capaz que eu fique a vida inteira aqui,  então vou indo e vou deixar com vocês a MARCA DO ZORRO! Fui!